Pesquisar este blog

Não sei se meu bebê está mamando o suficiente. Como descobrir?

Como seria bom se o seio fosse transparente, com os risquinhos indicando quantos mililitros de leite já foram tomados! Nas primeiras semanas, é difícil não se perguntar se o bebê está obtendo todo o leite de que precisa.
Converse com o pediatra se:

• O bebê não começar a repor o peso que perdeu após o parto. Ao fim da primeira semana, ele já deve estar começando a ganhar algum peso (não em relação ao peso com que nasceu, mas em relação ao peso com que saiu da maternidade).

• Seu seio não parecer ter "esvaziado" depois que ele mama.

• O bebê ficar inquieto e letárgico na maior parte do tempo.

• O bebê apresentar covinhas ou fizer barulhinhos com a língua enquanto mama. Esses são sinais de que ele não está abocanhando o seio direito (a chamada pega). Tire-o do seio e tente de novo. Se continuar com dificuldade, procure ajuda.

• O bebê não chegar a molhar seis fraldas num período de 24 horas a partir do quinto dia.

• A partir de cinco dias depois do parto, o bebê não fizer cocô todos os dias ou só fizer bolinhas pequenas e escuras.

• A pele e os olhos do bebê forem ficando mais amarelos, em vez de menos, depois da primeira semana.

• O rostinho dele não tiver ficado arredondado quando ele estiver com cerca de 3 semanas.

• A pele do bebê continuar enrugada depois do fim da primeira semana.


Não haverá motivo para se preocupar se:

• Seu bebê estiver pegando o seio bem e mamar regularmente, de seis a oito vezes por dia.

• A amamentação não estiver dolorida e for confortável tanto para mãe quanto para o bebê (um pouco de irritação nos mamilos é natural nos primeiros dias).

• Seu bebê mudar de ritmo enquanto está mamando, ou parar de sugar e depois recomeçar. Também é bom sinal o fato de ele largar o seio naturalmente quando tiver terminado.

Com esses sinais, é muito improvável que o bebê não esteja mamando direito.


A dúvida fica maior ainda se ele requisita o seio o tempo todo ou se não se acalma depois de mamar.

Depois do primeiro ou segundo dia de vida, em que o bebê está mais sonolento, é normal ele parecer que está sempre com fome. Isso porque ele provavelmente está sempre com fome, já que o leite materno é digerido bem rápido.

A maioria dos recém-nascidos quer mamar entre 8 e 15 vezes ao dia depois do quarto dia de vida, e no fim da primeira semana esse número costuma se estabilizar em entre seis a oito mamadas (ou seja, mais ou menos de três em três ou de quatro em quatro horas).

Na primeira semana, não adianta forçar muito a barra para estabelecer horários. Você e o bebê ainda estão se acostumando, por isso seja flexível e dê o seio quando ele pedir.

Também não resolve pesar o bebê logo de cara para ver se ele está mamando bem, já que os recém-nascidos costumam perder, nos primeiros três dias, entre 5 e 10 por cento do peso com que nascem. Depois desse período, entretanto, ele deve começar a engordar, e uma pesagem no consultório do pediatra, ao fim da primeira semana, por exemplo, já pode ser comparada ao peso com que o bebê saiu da maternidade para ver se ele está começando a ganhar peso.

Há outras formas de avaliar se o bebê está mamando o suficiente, e existem sinais que mostram que talvez ele não esteja recebendo o tanto de leite de que precisa. A desidratação é bem rara nos recém-nascidos, mas é importante conhecer os sinais de que o bebê está mamando bem para alertar o médico se alguma coisa parecer errada. Os sinais de que ele está mamando direitinho são:

• O bebê mama no mínimo de seis a oito vezes por dia nas primeiras três semanas.

• As mamas esvaziam e ficam mais macias depois que o bebê mama.

• O bebê apresenta uma tez saudável e a pele é firme -- se "beliscada" (com muita suavidade, claro), ela volta imediatamente para o lugar.

• O número de fraldas molhadas começa a aumentar a partir do quinto dia. Num período de 24 horas, o bebê deve ter molhado entre seis e oito fraldas. (Nas fraldas descartáveis, para saber se ela está bem "xixizada", compare o peso da fralda usada ao de uma fralda seca. Ela deve estar mais pesada.) A urina do bebê deve ser clara e sem cheiro.

• Observar a deglutição do bebê, ou seja, perceber que ele engole o leite quando mama.

• O bebê faz cocô amarelo-mostarda ou mais escuro. A partir do quinto dia depois do nascimento, as fezes devem começar a clarear.


Quais são os sinais de alerta de que meu filho não está mamando o suficiente?

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada