Pesquisar este blog

Já fiz de tudo e o bebê não para de chorar.... o que fazer?

 
Você pode tentar algumas técnicas para consolar seu filho. Nem todas funcionam com todos os bebês, por isso, conforme você for se familiarizando com seu filho, vai perceber qual combina mais com a personalidade dele. Conforme eles vão crescendo, você vai aprendendo a lidar com eles, e certamente vai ter um método próprio para acalmar seu filho. Mas por agora essas dicas são ótimas:
By Super Mãe

Segure o bebê bem perto de você, enrole-o numa manta, abrace-o
Ache um ritmo constante, deixe ele ouvir as batidas do seu coração, ou reproduza um chiado (o chiado imita o barulho que fazia dentro do útero)
Embale o bebê, ande com ele, balance-o
Tente fazer uma massagem, movimentos suaves e reconfortantes, o toque da mãe acalma o bebê
Deixe-o chupar alguma coisa, a sucção não-nutricional é importante para o bebê
Não exija muito de si mesma, descanse, relaxe.

Eu pratico uma série de atividades com minha bebezinha, e ela dificilmente chora, porque sempre está distraída, ocupada, ou tendo suas necessidades antecipadas. Veja algumas dessas atividades:

Hora da massagem: geralmente a noite na hora de dormir ela costumava ficar “chatinha”, depois da massagem diária a “chatice” acabou. Reserve alguns minutos, um lugar calmo, uma musica relaxante ao fundo (tem algumas na opção download) use óleo de sua preferência e massageie o bebê, é mais um carinho do que uma massagem propriamente... você pode falar com o bebê ou simplesmente curtir um silêncio usando a comunicação visual... o toque, o olhar, o carinho vai acalmar o bebê e ele certamente vai adorar!

Hora do passeio: é bom para o desenvolvimento do bebê que ele se distraia, conheça pessoas, veja o movimento da rua, conheça coisas novas, eles adoram, mesmo os bem pequenos já podem desfrutar de um passeio diário (sempre respeitando o horário antes das 10h e depois das 16h). Nada de ficar dentro de casa o dia todo, é entediante pra qualquer um.

Hora da brincadeira: pode-se estimular um bebê com brincadeiras e brinquedinhos em qualquer idade. (tem um post sobre idade x brincadeiras). Reserve um tempo pra brincadeira, use o brinquedo adequado para a idade do seu bebê, estimule-o, mas não estenda muito o tempo para não cansar e estressar a criança. O objetivo é aprender se divertindo, sem forçar.

Hora da TV: você pode sim deixa-lo a frente da TV, muitos bebes ficam quietinhos prestando atenção. O limite diário é meia hora. Coloque um desenho super colorido, com musiquinhas, eles adoram. (recomendo o Cocoricó e Galinha Pintadinha)

Hora Do banho: o banho pode ser mais do que simplesmente limpar o “sujinho”... muitos recém-nascidos não gostam de banho (a Ana Clara detestava) mas com o tempo eles vão se acostumando, principalmente se você fizer dessa hora um momento tranquilo e relaxante. Aqueça o quarto (em dias frios), use uma iluminação fraca ou media, coloque uma musica suave (pegue nos downloads), tire a roupinha bem devagar e converse com o bebê durante o processo, diga o que vai fazer, use uma voz suave, mesmo que ele berre, acredite, ele estará ouvindo a sua voz. (nunca tente gritar mais alto que ele) Se o bebê for maior e já estiver tomado gosto pelo banho fica mais fácil. Mas sempre converse com ele durante o banho, conte uma história, cante uma canção...

E o mais importante
Hora do “amor da mamãe”: se o seu baixinho chora sem motivo algum, tente isso: depois de alimentado, banho tomado, fralda limpa, etc etc e ele ainda esta chorando, enrole bem, aperte (mas não muito) no colinho e embale (ou ande pela casa) falando com a voz suave e muita calma pra ele o seguinte: diga que ele é amado, que é especial, que foi esperado com muito amor, que foi gerado com muito amor, que ele trouxe alegria pra você e pra família, que ele é abençoado, que ele está protegido, você vai proteger, vai amar muito... e tudo mais que seu coração de mãe mandar.
Essa técnica eu aprendi com uma colega quando eu contei que a Ana Clara chorava muito e sem motivo algum, ela me explicou que o choro poderia ser insegurança, medo, ansiedade.... e depois de algumas semanas, simplesmente ACABOU o choro sem motivo... incrível.

1 comentários:

Viviane disse...

Adoreiii as dicas !!!!!

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada