Pesquisar este blog

Alimentação - 6 a 9 meses

 

Comendo com as próprias mãos

Entre os 6 e os 9 meses, o bebê começa a desenvolver a capacidade para comer com as próprias mãos. Ele provavelmente vai tentar pegar objetos com o polegar e o dedo indicador, no chamado movimento de pinça. Além disso, tentará colocar tudo o que puder na boca, outro sinal de que está pronto para expandir seu cardápio. Aproveite o interesse e ofereça, além de sopinhas e papinhas, pedaços de cenoura cozida, banana ou um cantinho de pão não muito mole (como o francês, para que ele possa "chupá-lo"). 

A maioria das crianças tenta pegar alguma coisa do prato dos outros por volta dos 7 ou 8 meses. É uma maneira de imitar o seu jeito de comer. Muitos bebês tentam pegar a própria colher, o que pode tornar a hora de alimentá-los um pouco mais difícil. O melhor a fazer é dar à criança uma outra colher, para que segure enquanto você o alimenta. Nessa fase, elas também começam a movimentar a mandíbula de um lado para o outro, imitando a mastigação. Apesar de ainda não terem dentes suficientes para mastigar, é muito importante que se acostumem a engolir pedacinhos de comida, por isso procure oferecer alimentos amassados e não só processados ou batidos no liquidificador.

Nessa idade, os bebês geralmente já comem, além dos sucos e das papinhas de frutas, sopas salgadas na hora do almoço e do jantar. Se puder, procure misturar alimentos de pelo menos três grupos diferentes, como, por exemplo, fazendo uma sopa de carne, batata e espinafre ou de frango, abobrinha e macarrão. Caldo de feijão, ervilha ou de lentilha também é uma opção extremamente nutritiva para acrescentar. Alguns médicos recomendam colocar na sopa uma colher de café de azeite de oliva, de preferência extra virgem.

Lembre-se de introduzir um alimento novo por vez, para ter certeza de que não há nenhuma reação ou
alergia, e esteja preparada para insistir algumas vezes até que a criança passe a aceitar certos alimentos. Certos alimentos são mais propensos a causar alergias, como peixe, clara de ovo, laticínios, fígado, cereais e determinadas frutas, como o kiwi e as frutas vermelhas. Siga a orientação do pediatra e tome cuidado especial ao apresentar esses alimentos ao seu filho, observando bem se há algum tipo de reação. Castanhas e crustáceos, por causarem mais alergias, devem esperar até a criança ter cerca de 3 anos.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada