Pesquisar este blog

Brincar no chão

Bebês de 4 a 8 meses

A importância de brincar no chão

Seu bebê ainda é pequenininho e possivelmente nem começou a engatinhar. Por isso, a idéia de colocá-lo para brincar no chão pode parecer estranha. capacidade de rolar o corpo para os lados e, mais tarde (por volta dos seis meses), sentar-se sozinho. Para estimular estas movimentações, nada melhor do que colocá-lo no chão sobre um edredom ou tapete lúdico para que ele possa brincar e explorar o ambiente à vontade.divertido, como aqueles que se encaixam em módulos e formam um grande quebra-cabeça.

E nada de receio, mamãe. Com os cuidados certos e a supervisão integral de um adulto, seu filho só tem a ganhar com essa atividade. Confira nossas dicas.

Novos horizontes, novas habilidades

Até hoje o seu bebê provavelmente passou a maior parte do tempo entre berço, carrinho e colo. Que tal expandir esses horizontes? Estudos comprovam que as crianças que crescem com maior liberdade para se movimentar, o que inclui especialmente as brincadeiras no chão, têm um desenvolvimento mais rápido.

Não é à toa: além de desenvolver a motricidade e fazer com que ossos e músculos sejam fortalecidos, essa atividade estimula a percepção e ainda serve de treino para que os bebês aprendam a engatinhar.

Como estimulá-lo?

O melhor jeito de estimular seu bebê a brincar no chão é deitá-lo de bruços sobre um edredom macio ou tapete lúdico. Uma boa idéia é forrar o chão com um piso emborrachado e
Mas, ao contrário do que se possa imaginar, ter um espaço para explorar e divertir-se no chão é essencial para as crianças desta idade: motricidade e equilíbrio, entre outras habilidades, são favorecidos, inclusive a imunidade.


A partir do quarto mês de vida, o bebê começa a ganhar novas habilidades motoras, como a
Coloque brinquedinhos à sua volta, uns bem pertinho e outros nem tanto, o que o estimulará, com o tempo, a se locomover para ir atrás dos objetos.

Quando ele fizer esforço e conseguir alcançar um brinquedo, você poderá comemorar batendo palmas e elogiando-o com carinho. Mas atenção: quando ele se mostrar cansado, não insista. Deixe-o descansar.

Cuidados necessários

Não é preciso ficar receosa de colocar seu bebê para brincar no chão, basta garantir que o ambiente seja seguro e limpo. Assim, não escolha lugares localizados perto de escadas, janelas e quinas de móveis.

Não deixe objetos que quebram com facilidade ou que sejam perigosos de alguma forma ao alcance da criança. Proteja todas as tomadas da casa e guarde os tapetes escorregadios.

O ambiente deve ser limpo com pano úmido, mas não precisa exagerar na dose. Lembre-se que um lugar "esterilizado" demais dificulta a criação de mecanismos de defesa pelo organismo da criança.

E, caso o bebê esteja aprendendo a sentar-se sozinho, observe atentamente para que ele não vá perder o equilíbrio e machucar a cabeça. Algumas almofadas podem amortecer a queda, e a observação constante previne lesões mais graves.

Com os cuidados certos, o seu bebê estará livre para explorar e descobrir muitas coisas novas, o que só irá contribuir com seu desenvolvimento!

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada