Pesquisar este blog

A importância da Fase Oral


Bebês de 4 a 8 meses

A importância da fase oral

Seu filho coloca as mãozinhas e tudo o que encontra na boca? Não há nada de errado com isso! Pelo contrário: ele está na chamada "fase oral", nome dado à experiência de perceber o mundo através dessa parte do corpo. Vivido, na verdade, desde o nascimento até os 18 meses de vida, esse período é muito importante para o desenvolvimento das crianças.

Para Sigmund Freud, médico considerado o pai da psicanálise, a fase oral é o estágio mais primitivo do desenvolvimento, pois as necessidades, percepções e até mesmo os modos de expressão do bebê estão concentrados originalmente na região da boca, lábios e língua. Essas percepções orais incluem sede, fome, sensação de prazer, deglutição e satisfação.

Por isso, na fase em que seu bebê se encontra, quando segurar objetos com mais firmeza já faz parte da rotina, é natural que ele os leve imediatamente à boca: é através dela que o pequeno poderá fazer descobertas, percebendo novas texturas e, a partir dos seis meses de vida, novos gostos! Sem contar que, desde o nascimento, foi a boca quem lhe garantiu a sobrevivência - seja na hora da alimentação ou de chorar, para chamar a atenção dos pais.

Tudo começa na amamentação

O prazer de descobrir o mundo é despertado durante a amamentação, quando o bebê suga o leite materno e, ao mesmo tempo, recebe o olhar carinhoso da mãe, seu sorriso, palavras e tantas outras impressões gostosas, que são absorvidas pelas vias sensoriais do pequeno, fazendo-o sentir-se amado, querido, seguro.

É desse jeito que a criança vai organizando, pouco a pouco, sua forma de enxergar o mundo, em um período no qual todas as coisas começam a tomar forma e sentido.

Por isso, mamãe, não fique preocupada caso o seu filho esteja na fase de querer colocar tudo o que vê pela frente na boca. E nada de impedir que ele explore o mundo ao seu jeito: é preciso garantir que os brinquedinhos que ficam ao seu alcance sejam seguros, apropriados à sua idade, e que estejam sempre bem limpos. Tenha certeza de que este período será superado naturalmente quando ele começar a falar, andar e brincar.

1 comentários:

Isa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada