Pesquisar este blog

Escovar os dentinhos do bebê


Muitos não sabem, mas bebês precisam escovar os dentes! O mais surpreendente: a higiene oral deve ser feita mesmo antes de os dentes nascerem! Parece desnecessário, não é verdade? Afinal, se nem dentes têm, pra que limpar?

Assim como com os adultos, a boca das crianças, inclusive bebês, deve ser higienizada após as refeições.


 Resquícios dos alimentos – inclusive do leite materno – ficam acumulados na boca, tanto na língua quanto gengiva e bochechas. Isso leva a um consequente maior acúmulo de microorganismos, que se alimentam desses restos. Para os bebês mais novos, como os recém-nascidos,eles aumentam o risco de infecções, como o sapinho (causada por um fungo). Com o nascimento dos dentes, a cárie passa a ser uma ameaça. Sim, bebês podem ter cáries. E a maior incidência é no grupo de bebês que tomam mamadeira com açúcar antes de dormir, sem fazer higiene depois. Dentes-de-leite comprometidos podem dar origem a dentes permanentes mal formados.
O primeiro passo para realizar a higiene adequada na boca de seu filho é escolher a escova de dentes ideal. Existem modelos específicos para cada idade. Eles levam em consideração o tamanho da boca, a quantidade de dentes provável e o tipo de dentição (dentes-de-leite ou permanentes). Têm cerdas macias, cabeça pequena e pontas arredondadas. As decoradas podem ajudar a estimular a criança a aceitar a escovação. Até mesmo bebês que ainda não têm dentes podem usar escovas de dente especiais, apesar de não serem indispensáveis.

A higiene para bebês pode ser feita satisfatoriamente com gaze (ou a ponta de uma fralda de tecido) molhada em água filtrada e em temperatura ambiente. Passe no interior da boca suavemente, limpando a língua, as bochechas e gengivas.Pode usar um gel dental sem fluor. O ideal é que o bebê não esteja completamente deitado, pois esta é uma posição que favorece engasgos e infecções de ouvido – a posição deve ser evitada inclusive para a amamentação. Mantenha o bebê no colo ou mesmo deitado com um travesseiro ou almofada, de forma que a cabeça esteja um uma posição mais elevada que o corpo.

Quando o bebê já tem dentinhos, você pode colocá-lo sentado no colo e pedir que ele abra a boca. Se precisar, ajude mantendo a boca aberta com sua mão. Faça o bebê segurar a escova junto com você; assim, ele já começa a aprender os movimentos realizados.
Mesmo com todos esses cuidados, não esqueça: as visitas regulares ao dentista podem começar já com o nascimento dos primeiros dentinhos!


Fonte: http://renatapinheiro.com/como-escovar-os-dentes-de-bebes/

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada