Pesquisar este blog

Sucção: uma necessidade fisiológica


O recém-nascido tem necessidades inatas e instintivas de chuchar. O feto chucha no dedo ainda dentro da barriga da mãe. Desde o nascimento, 80% dos bebés chucham no dedo. A partir dos dois anos, 40% ainda o fazem e 10% continuam depois dos cinco anos. A sucção no polegar pode ser vista como sinal de um bom desenvolvimento psicomotor, porque é o resultado da maturação normal da criança *.
Vários pedopsiquiatrias dizem que os bebés alimentados de duas em duas horas chucham menos no dedo do que aqueles que mamam de quatro em quatro horas.
Esta constatação confirma a importância da etapa oral do desenvolvimento afectivo da criança. A observação quotidiana mostra que os bebés choram, ficam agitados, viram a cabeça com a boca aberta, apanham um objecto (muitas vezes é a mão, o cinto da cadeira auto, etc.) e acalmam-se. Este comportamento vem confirmar que a necessidade de mamar "em vazio" é realmente uma necessidade.
Depois dos seis meses, a necessidade de sucção não é mais um instinto, mas uma necessidade de reconforto e de consolo. A sucção ajuda então o bebé a sentir-se reconfortado, acalma-o e ajuda-o a adormecer.
O recém-nascido sente necessidade de mamar mesmo quando não tem fome. Tudo indica que as mamadas, a horas fixas e de curta duração, não chegam para satisfazer as necessidades de sucção de alguns bebés.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada