Pesquisar este blog

Qual a quantidade de leite certa para o bebê?


c
Uma das coisas mais complicadas para as mães que dão fórmula infantil aos filhos é saber qual a quantidade certa de leite. A verdade é que não há uma resposta única para essa dúvida, já que a dose depende de uma série de fatores, incluindo idade, peso e se existe ou não combinação de alimentos (leite em pó com leite materno ou leite em pó com alimentos sólidos). Confira abaixo algumas dicas que vão ajudá-la a ter uma idéia -- mas o que valerá mesmo é a recomendação do seu médico: 

Idade do bebê 

A quantidade de leite varia conforme o peso e a idade de cada criança. Não espere que um recém-nascido (ou um bebê de qualquer idade) consiga seguir alguma fórmula matemática de alimentação. Na primeira semana, ofereça a cada mamada entre 30 ml e 60 ml de leite. Quando seu filho estiver com 1 mês, provavelmente já estará consumindo entre 90 ml e 120 ml (vá aumentando de 30 ml em 30 ml, à medida que a criança beber todo o líquido da mamadeira -- lembre-se de que sempre precisa haver sobra). A quantidade total de leite diária poderá chegar a entre 400 ml e 800 ml. 

Dos 2 aos 6 meses, a dose de cada mamada vai de 120 ml a 180 ml, alcançando entre 700 ml e 1 litro por dia. 

E, a partir dos 6 meses, você pode dar entre 180 ml a 220 ml por vez, com um total diário de cerca de 900 ml de leite. 

Uma vez que você introduza alimentos sólidos à dieta do bebê, o consumo de leite em pó deve gradativamente diminuir para cerca de 720 ml diários. De acordo com a agência britânica para regulamentação de alimentos, a Food Standards Agency, crianças que já consomem alimentos sólidos devem beber cerca de 600 ml de leite por dia até 1 ano de idade. Após 1 ano, as crianças já podem passar a beber leite de vaca integral. 

Lembre-se de que estas são recomendações gerais, e que seu filho, melhor do que ninguém, indicará se precisa de mais ou menos leite. Na dúvida, é sempre bom conversar com o pediatra. 

Alimentos sólidos não devem substituir o leite 

Quando se começa a dar papinhas ou sopinhas ao bebê, por volta dos 6 meses, é importante manter o leite materno ou o leite em pó como a principal fonte de nutrição (até 1 ano de idade). Grande parte dos bebês precisa de tempo para se acostumar aos diferentes alimentos necessários para satisfazer as necessidades nutricionais do corpo. Nessa fase, a quantidade diária de leite ainda deve ser de cerca de 720 ml. Os sucos não contêm nem de perto o mesmo valor nutritivo do leite. 

Observe seu filho 

Assim como nos adultos, o apetite de cada bebê varia muito e muda com o passar do tempo. Seu filho tomará a quantidade necessária de leite se você aprender a ler os sinais dele e a responder adequadamente. Não dê a mamadeira a cada chorinho do bebê, já que, aos poucos, você vai "adivinhar" quando se trata de fome ou simplesmente vontade de um carinho de mãe. 

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada