Pesquisar este blog

Intoxicação e envenenamento acidental


LIGUE PARA
0800-0148110
0800-7226001
0800-7713733

Todas as crianças, principalmente quando bem pequenas, põem as coisas na boca. É assim que elas exploram o mundo que as cerca: conhecem o mundo pela boca. Por esse motivo, centenas de crianças sofrem algum tipo de intoxicação acidental todos os anos. Dá para evitar grande parte do perigo tirando materiais tóxicos e remédios do alcance delas, mas ainda assim acontecem acidentes, e é bom estar informado e saber o que fazer em caso de emergência. 

A primeira providência é ligar para um centro de atendimento toxicológico (Ceatox). O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, mantém atendimento 24 horas pelo telefone 0800-0148110 para orientar sobre o atendimento em casos de envenenamento ou intoxicação. 

Procure guardar a embalagem do produto ingerido, e informe o peso e a idade da criança ao atendente. Anote este número e o deixe sempre à mão (na porta da geladeira ou na agenda telefônica da casa, por exemplo). 

Importante: Não provoque o vômito na criança nem dê nada a ela antes de receber orientação especializada. 

Nem todas as substâncias são perigosas, mas outras aparentemente inofensivas podem ser até fatais. O grande perigo é as crianças pegarem o produto e tomarem grandes quantidades sem que os pais percebam. 

Para crianças de menos de 6 anos, por exemplo, são muito tóxicos, se isso acontecer: vitaminas com ferro, inseticidas, água sanitária, paracetamol, pomadas anestésicas. Produtos de limpeza em geral também provocam muitos acidentes, em especial os clandestinos, que podem conter substâncias não-regulamentadas e que são vendidos em embalagens de bebidas. 

Como evitar envenenamentos? 

A melhor estratégia é o excesso de cautela. Encare todos os produtos de limpeza, remédios e produtos de beleza como coisas perigosas para o seu filho. Guarde os remédios num armário a mais de 1,5 metro de altura, ou então em caixas ou gavetas trancadas. Não se esqueça de que crianças pequenas são espertas e podem arrastar cadeiras para alcançar lugares altos, portanto não confie 100 por cento no método "lugares altos". 

Tenha cuidado especial com produtos para desentupir pias, que contêm substâncias que causam graves queimaduras internas -- a maior parte deles possui soda cáustica (hidróxido de sódio) em sua formulação. Atenção com os remédios que carregar na bolsa, e com a bolsa de visitas. Não deixe seu filho brincar com recipientes de remédio, mesmo que vazios ou ainda que tenham travas especiais contra crianças. 

Redobre a cautela quando estiver na casa de outras pessoas, principalmente se não morarem crianças ali: é muito mais provável que haja substâncias perigosas à mão. Veja abaixo alguns itens perigosos: 

• Produtos de limpeza. Os mais prejudiciais são desentupidores de pia, limpadores de forno, água sanitária, detergente de máquina de lavar louça e alvejantes com cloro. Mas todos possuem algum potencial de risco, por isso não os deixe ao alcance do seu filho. Mesmo que ele não os engula, pode passá-los na pele ou nos olhos, causando queimaduras. 

• Remédios. Mesmo os medicamentos infantis são perigosos. Mantenha-os sempre em local inacessível, e não se refira a remédios como "docinho" ou "balinha" para incentivar seu filho a tomá-los. Não dê remédio ao seu filho no escuro, para evitar trocas, e cuidado com embalagens parecidas de medicamentos infantis e adultos, com o mesmo nome. A confusão (e até as mães mais atentas podem se confundir) pode causar superdosagem. 

• Cosméticos. Guarde-os sempre em lugar alto. O perfume pode atrair o interesse da criança. 

• Plantas, especialmente o filodendro. 

Procure conhecer as plantas que tem em casa e, em caso de vir seu filho comendo alguma, guarde o que restar dela para eventual identificação. Também são tóxicas: copo-de-leite, bico-de-papagaio, comigo-ninguém-pode, coroa-de-cristo, sementes de mamona, urtiga e saia branca (trombeteira). Cuidado também na hora de podar as plantas: crianças podem ter acesso à seiva. 

• Solventes, querosene, parafina e produtos para polir metal. 

• Inseticidas e pesticidas. 

• Substâncias destinadas a adultos. O tabaco pode ser letal para uma criança. Um bebê pode até morrer se comer um cigarro. Bebidas alcoólicas também são extremamente perigosas. 

Onde conseguir ajuda 

Em caso de envenenamento acidental, ou se você achar que deu o remédio errado ao seu filho, telefone para o número gratuito 0800-0148110 (Ceatox-SP), que funciona 24 horas e atende todo o país. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também mantém um número central para informações sobre intoxicação: 0800-7226001. A ligação é grátis. 

Existem vários outros centros, como o Centro de Controle de Intoxicações da Prefeitura de São Paulo, que atende pelo telefone 0800-7713733. Para saber endereços e telefones de centros de atendimento à intoxicação em todo o país, consulte a lista do site da Anvisa.

Ou leve a qualquer posto de saúde da Rede Publica SUS



0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada